Conheça a PNRS

Saiba mais sobre esta lei e o que ela propõe.

Várias leis e normas são criadas para que todos os brasileiros possam viver de acordo com determinadas regras que são consideradas benéficas e até mesmo necessárias para estipular as práticas possíveis e que não causaram qualquer tipo de impacto desnecessário, tanto as outras pessoas, quanto em relação à própria natureza.
Algumas leis foram criadas, especialmente, para que seja possível cultivar e preservar o meio ambiente sem que o mesmo seja afetado, causando consequências indesejadas para a população, procurando manter a ordem e realizar alguns processos que, diretamente ou indiretamente, poderiam afetar o ambiente em que vivemos.

Sobre a PNRS

A PNRS, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos foi uma lei aprovada em 2010 que, até os dias atuais, continua em vigor e deve ser cumprida por toda a população.
A norma em questão afirma que há diferença entre dois tipos de lixos: resíduos, que podem ser reciclados facilmente ou reaproveitados para diferentes tipos de finalidades e utilizados e rejeito, este que, ao contrário do disposto acima, não possui qualquer tipo de utilização posterior ao seu descarte ou até mesmo inutilidade, não podendo sofrer os processos de reciclagem.
Normalmente o lixo considerado como rejeito é identificado por conter substâncias químicas que podem prejudicar o meio ambiente, sem aproveitar os materiais que compõe o objeto para outras finalidades.

Quais os objetivos desta lei?

A PNRS, para sua criação e para que todos os brasileiros possam segui-la corretamente, atentando-se para cada um dos tipos de lixos dispostos, possui os objetivos que podem beneficiar o meio ambiente ou auxiliar na prevenção da natureza, sem degradá-la ou prejudicá-la, visando à criação de menores impactos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem, como principal objetivo, realizar a redução, reutilização e até mesmo tratamento para a reciclagem de resíduos que podem sofrer estes processos, além de destiná-los aos locais corretos para que sejam aplicadas as técnicas necessárias em ambientes específicos, principalmente tratando-se de rejeitos que não possuem qualquer finalidade após o descarte.
Outro objetivo da lei PNRS é diminuir o uso de recursos naturais para realizar a criação de produtos, afinal haverá materiais reciclados para reutilização à disposição, além de aumentar os níveis de processos de tratamento no Brasil.
A inclusão social também pode ser beneficiada com a lei PNRS, assim como a geração de empregos em relação ao meio de reciclagem também sobe cada vez mais com a conscientização da população quanto a esta norma.

Leia a lei na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm