Lixo eletrônico

O que é Lixo eletrônico?Descarte lixo eletronico agora!

O avanço da tecnologia permite que todos os anos novos celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos sejam lançados. Com o aumento do poder aquisitivo da população, a compra de itens eletrônicos tem se tornado mais frequente. Segundo uma pesquisa da Motorola Mobility, o consumidor brasileiro troca de celular em média 16 meses. Para onde vai os celulares antigos?

Tudo o que consumimos gera resíduos. Assim como os alimentos geram lixo orgânico, os eletrônicos consumidos também geram resíduos. Lixo eletrônico são todos os aparelhos eletrônicos que por algum motivo não são mais utilizados.  Esse tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental  quando não descartado corretamente.

Exemplos de lixo eletrônico:

  • Monitores de Computadores
  • Telefones Celulares e baterias
  • Computadores
  • Televisores
  • Câmeras Fotográficas
  • Impressoras

Quais os prejuízos do descarte inadequado de lixo eletrônico?

Estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, e por este motivo podem provocar contaminação de solo e água. Além do contaminar o meio ambiente, por grande quantidade de plástico, metais e vidro, demoram muito tempo para se decompor no solo. Também podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua. Empresas que não descartam corretamente seu lixo eletrônico, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal 12.305/10 e Decreto 7.404/10)  ,  inclui punição com multa e prisão.

Logística Reversa sob medida para a sua empresa

A RS – RECICLA faz o gerenciamento dos resíduos sólidos de sua empresa nas etapas de coleta, transporte, transbordo, separação e destinação final dos resíduos sólidos. Identificamos a quantidade de resíduos coletados e destinados à reciclagem e emitimos um diagnóstico da situação dos resíduos gerados no território nacional, contendo a origem, o volume, a caracterização e as formas de destinação e disposição final.

newsletter rsrecicla miniAssine nossa newsletter e receba notícias da RS Recicla sobre sustentabilidade empresarial.